28 março, 2007

Encerramento do Painel e do Encontro

A Professora Inês Amaral dá por terminada a sessão do terceiro e último painel.
Brevemente o blog será actualizado e complementado com informações adicionais.
Até breve.
Os alunos da Licenciatura de Multimédia do ISMT.

Está Aberto o Periodo de Questões do Painel 3


O alongar das sessões deixa pouco tempo para este periodo de questões, pois já é tarde mas, mesmo assim, muito rapidamente abre-se uma curta sessão de questões.

Adriana de Barros é questionada sobre a qualidade dos designers portugueses e o mercado português. A designer respondeu que gostaria de ter mais clientes portugueses.

É colocada a questão do bloqueio criativo, à qual Adriana responde a rir dizendo que nunca tem bloqueios. José Paulo Teixeira sublinha que os bloqueios criativos não existem, pois quem tem de criar está sempre bem rodeado de arquivos que os inspiram.

José Paulo Teixeira apresenta AND


A Associação Nacional de Designers, representada por José Paulo Teixeira, começa por pedir desculpa pelo seu atraso. Sem perder tempo continua com "avisos à navegação", como quais são as linhas de conduta da Associação Nacional de Designers. Ter em conta no mercado de trabalho, com quem, para quem, onde e quando se implementa o projecto de cada um deve ser um ponto de referência para quem trabalha em design. Tendo sempre em atenção a concorrência, quando se parte para um projecto deve pesquisar-se o que já existe, pois são esses os concorrente directos.
José Paulo Teixeira termina com uma palavra de ânimo e incentivo para todos os alunos da Licenciatura em Multimédia.

Etiquetas: , ,

Adriana de Barros Termina em Grande


Foi em grande euforia que Adriana de Barros terminou a sua apresentação, quando coloca uma das animações de um dos seu projectos com música, pede palmas e se levanta lançando, na verdadeira acepção da palavra, T-shirts com design da própria, como um brinde para os participantes neste primeiro Encontro Multimédia.

Adriana de Barros Apresenta BREATHEWORDS


A designer apresenta os projectos elaborados pelo BREATHEWORDS, referenciando a estrutura de como são inseridas as notícias na plataforma, mostrando a multiplicidade de conteúdos dentro deste projecto, desde a apresentação de obras já antigas que se podem comentar até à mostra de alguns projectos já elaborados e outros em fase de conclusão.

Etiquetas: , ,

Aberta a Conversa no Painel 3


A Professora Inês Amaral volta a moderar um painel, e apresenta assim o painel 3, com o tema "Desafios do design para o ecrã". Começa por apresentar Adriana de Barros, designer, respresentante do projecto BREATHEWORDS e anuncia que José Paulo Teixeira, representante da AND (Associação Nacional de Designers), está ligeiramente atrasado, talvez perdido na cidade de Coimbra.

Colaboração entre ISMT e APMP

No intervalo, o Professor Francisco Amaral anuncia todos os benefícios da colaboração do ISMT com a APMP. E faz circular pela sala, mais concretamente pelos alunos finalistas da Licenciatura em Multimédia, um folheto publicitário para os mesmos se poderem candidatar a estágios profissionais promovidos pela APMP.

Etiquetas: ,

Video do I Encontro Multimédia ISMT 2007, Painel 2, Rui Gomes - Portal Sapo

Encerrado o Painel 2


Após uma conversa mais alongada sobre os e-Conteúdos na Web 2.0, onde se perguntou pela Web 3.0 e se disse que nem sequer a Web 1.0 está terminada, a Professora Inês Amaral encerra o segundo painel.

Altura para um pequeno intervalo até ao início do Painel 3.

Até já...

Aberta a Conversa no Painel 2

Finalizadas as apresentações dos oradores, a Professora Inês Amaral dá por aberta a sessão de conversa entre os participantes e os oradores.

Como já se torna habitual, este periodo necessita de um "empurrãozinho", como disse a Professora Inês Amaral. O jornalista Paulo Querido dá o "empurrão" e confronta Rui Gomes com a questão do Portal Sapo, na sua pesquisa de Blogs só dar resultados de blogs do Sapo. Pretende saber se esta vai continuar "fechada"/limitada aos conteúdos apenas do Sapo. Rui Gomes respondeu de imediato, para dizer que as pesquisas do Sapo também dão resultados de conteúdos de outros alojamentos.

A conversa segue e será melhor apresentada, dentro de momentos.

Etiquetas: , , ,

Video do I Encontro Multimédia ISMT 2007, Painel 2

Código é Poesia, por Paulo Querido


Paulo Querido decide apresentar-nos este tema dos e-Conteúdos na Web 2.0, através da metáfora "Código é Poesia". Assim, remete-nos para três estádios na rede, em que a rede é o veículo da expressão criativa, a rede é o meio ambiente e rede é o universo, início e fim da criação.


Fez uma breve apresentação da rede Tubarão-Esquilo.

No seu discurso, desejou que pelo menos um dos alunos da Licenciatura em Multimédia seja o criador de um futuro Hi5, youtube, My Space.

Os conteúdos da sua apresentação estão online, aqui.

Etiquetas: , ,

Portal SAPO em Apresentação


O Portal Sapo é apresentado pelo seu Director Editorial, Rui Gomes, que inicia a sua apresentação com uma auto-crítica ao portal, pelo facto de ser em grande parte, dominado por conteúdos no formato texto. Levantando o véu, lança a novidade de que nas próximas semanas vai ser apresentada uma nova imagem do Sapo, mais interactiva e dinâmica.

Entre outros, Rui Gomes, apresentou o Netvibes, um website agregador de Feed's RSS, Tag's e afins, mostrando as suas funcionalidades e facilidades de usabilidade. Neste contexto mostrou os conteúdos do Sapo, mostrando a página do Sapo Coimbra, onde já se encontra a fotografia por si tirada, neste Encontro e colocada no directório de fotos de Coimbra.


Assinalou como prioridades do Sapo, identificar, estruturar e todos os novos conteúdos, através dos Tag's, dos Feed's RSS e do desenvolvimento de comunidades.

Etiquetas: , ,

Início do Painel 2


A Professora Inês Amaral abre a sessão do Painel 2 sobre "e-Conteúdos na Web 2.0", apresentando Rui Gomes, Director Editorial do Portal Sapo e Paulo Querido, Jornalista do Jornal Expresso.

Etiquetas: , ,

Conversa do Painel 1


No inicio da conversa o Professor Francisco Amaral questionou os oradores sobre as propostas de emprego para os futuros licenciados em Multimédia. Em particular, se existem entidades privadas à procura do mercado da Multimédia, como fazem as entidades públicas. Ao que o orador José Carlos Teixeira respondeu: "Toda a gente sabe fazer design, powerpoint, ou pensam que sabem!!". Na sua linha de pensamento, as empresas privadas escolhem e deixam a sua imagem a qualquer pessoa, deixando a qualidade em dúvida. O trabalho feito por empresas do mercado da Multimédia é elaborado, com planos de fundo com estruturas bem definidas e equipas de trabalho sólidas e concisas.


De seguida, um aluno questionou os oradores de como as empresas devem reagir a uma situação de plágio, em ligação com a recente polémica do "ALL GARVE". Ao que os oradores responderam de forma idêntica, dizendo que esse facto simplesmente não pode nem deve acontecer, nunca. E os responsabilizados são as empresas designadas e não os clientes que as contratam.


Para finalizar, outro aluno colocou em causa o facto de nos dias de hoje um website já não ser produzido por uma única pessoa, webmaster, mas por um vasto conjunto de pessoas, das mais diversas áreas. Ao que os oradores deram o exemplo de que tudo o que é desenvolvido nas suas empresas passa por esses vários técnicos, entre eles, o designer, o informático, etc. E só assim se conseguem desenvolver conteúdos de excelência.

Etiquetas: , ,

Finaliza a Conversa e Encerra-se o Painel 1

Após a finalização da conversa sobre o Primeiro Painel, o Professor Francisco Amaral deu por encerrada a sessão do Primeiro Painel. Marcando também a pausa para almoço.
Bom Apetite...

Em breve serão colocadas as perguntas e respostas da conversa do Painel 1.

Etiquetas: , ,

Está Aberto o Periodo de Questões do Painel 1


Depois da apresentação dos trabalhos das duas empresas de Coimbra, oProfessor Francisco Amaral abre um período de conversa entre os presentes na sala e os oradores do primeiro painel do Encontro.

Visto ninguém "se chegar à frente", o Professor Francisco Amaral inicia a conversa sobre o que será o futuro para os alunos da Licenciatura de Multimédia.

Etiquetas: , ,

Flor de Utopia Apresenta-se


Eng. Pedro Andrade apresenta os quiosques multimédia produzidos pela Flor de Utopia, principalmente os que estão implementados no novo Museu da Ciência, antigo Laboratório Chimico da Universidade de Coimbra.

Pedro Andrada explica como os pequenos pormenores que nos mostra na sua apresentação, parecendo muito simples, são bastante complexas na sua implementação.

Etiquetas: , ,

Media Primer Apresenta-se


Através do Professor José Carlos Teixeira, temos a oportunidade de conhecer alguns dos projectos já elaborados e de alguns que estão a ser realizados pela Media Primer.

José Carlos Teixeira deu-nos a ideia fundamental que o que os alunos de Multimédia estão a fazer não é o futuro, mas sim já um presente implementado.

Etiquetas: , ,

Início do Painel 1

O professor Francisco Amaral, moderador do Primeiro Painel apresenta os convidados do mesmo. São eles o Professor José Carlos Teixeira representante da empresa Media Primer e o Engenheiro Pedro Andrade representante da empresa Flor de Utopia. São duas empresas de renome, na área da Multimédia, sediadas em Coimbra.

Etiquetas: , ,

Apresentação dos Trabalhos dos Alunos Finalistas


O professor Francisco Amaral, apresenta os trabalhos dos alunos Finalistas da Licenciatura em Multimédia. Faz-se silêncio. E passa um video compilando os melhores trabalhos dos alunos.
Os participantes fixam na tela e tem oportunidade de ver trabalhos fantásticos.

Etiquetas: , ,

Está Aberto o I Encontro Multimédia ISMT 2007


O Professor Carlos Amaral Dias (à esquerda), abre o I Encontro de Multimédia ISMT 2007. No seu discurso, deu-nos a confiança de que o segundo ciclo de Bolonha estará assegurado já no próximo ano lectivo.


Em seguida, o Professor Francisco Amaral (à direita), da Licenciatura de Multimédia do Instituto Superior Miguel Torga, felicitou os finalistas do terceiro e quarto anos. Anunciou ainda a colaboração da APMP (Associação para a Promoção do Multimédia em Portugal) com o ISMT.


Para finalizar a abertura, em representação do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, está presente o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra (ao centro), Mário Nunes, que congratulou todos os presentes pelo interesse de estarem presentes neste Encontro.

Etiquetas: ,

25 março, 2007

Programa

» Abertura - 10h30

Prof. Carlos Amaral Dias

Mostra de trabalhos dos primeiros finalistas da licenciatura em Multimédia do ISMT

» Painel 1 - O mercado do multimédia - 11h00
MEDIA PRIMER - empresa de Tecnologias e Sistemas Multimédia
FLOR DA UTOPIA - empresa de Web Engineering

» Painel 2 - e-Conteúdos na Web 2.0 - 14h30
SAPO - Rui Gomes, Director Editorial
EXPRESSO - Paulo Querido, Jornalista


» Painel 3 - Desafios do design para o ecrã - 16h30
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DESIGNERS - João Póvoa
BREATHEWORDS - Adriana de Barros



ENTRADA LIVRE

Etiquetas: ,